Cada criança nasce com o desejo de aprender sobre o meio à sua volta, gerando um universo repleto de surpresas e imprimindo uma marca pessoal que surge do impulso criativo universal.
Entre as muitas maneiras de estimular as crianças a explorar e a expressar sua criatividade, a arte é uma das mais frutíferas. Nesse contexto, o desenho e a pintura dão asas à imaginação de forma incomparável.
A partir dos dois anos, as crianças experimentam com os primeiros rabiscos, e incentivá-las a explorar esse campo abre um leque de possibilidades que inclui a diversão, o desenvolvimento estético e o aperfeiçoamento da motricidade fina. Ao mesmo tempo, o ato de desenhar cria um espaço pessoal para a compreensão das emoções.
Portanto, se você perceber que seu filho se interessa por lápis e tintas, incentive-o. Você abrirá uma porta e proporcionará os seguintes benefícios:
Diversão: Desenhar e pintar não só expande a mente das crianças, permitindo que observem as situações da vida de forma criativa, como também é uma forma perfeita de comunicar com mais profundidade o que sentem e pensam.
Pensamento crítico: Quando desenham, as crianças devem tomar decisões sobre o que estão criando, o que desenvolve o pensamento crítico desde a idade mais nova.
Autoestima: Ao abordar esta prática artística e recreativa como algo livre, em que não há regras fixas impostas, a criança pode se orgulhar de suas habilidades. Em primeiro lugar, ela terá a agradável sensação de ser capaz de atingir objetivos, o que aumentará sua autoconfiança, e em segundo, ela poderá mostrar seus desenhos a outras pessoas. Uma reação encorajadora reforçará seu desejo de continuar explorando esse campo.
Relaxamento: O ato criativo em si proporciona à criança um momento relaxante, em que ela pode expressar o que vê, sente e compreende em cada fase do seu crescimento.
Desenvolvimento intelectual: Sabe-se que o lado direito do cérebro age nas respostas emocionais e criativas, enquanto o lado esquerdo se concentra nos processos de análise lógica. Pintar incentiva as crianças a usar ambos os lados, o que pode estimular o desenvolvimento máximo de seu potencial.
Habilidades físicas: Tanto o desenho como a pintura exigem alguma precisão, o que os torna extremamente benéficos para o desenvolvimento da motricidade fina.
Laços afetivos: O acompanhamento de um adulto reforçará os laços afetivos com a criança, graças ao tempo dedicado, à diversão e ao aprendizado mútuo proporcionados pela brincadeira.
Oficina de Artes no Condomínio Legal |
Fonte: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário